31 maio

Quando a pandemia começou aqui no Brasil, lá no início de 2020, quando todos nós tivemos que nos isolar em nossas casas e nos distanciar das pessoas que amamos, pela contaminação do novo coronavírus, nós, do Sagres Educa, pensamos em primeiro lugar na educação. Foi nesse momento que surgiu o sonho de criar um portal mágico de ensino-aprendizagem, altamente tecnológico, com conteúdos exclusivos, licenciados para amparar e acolher os estudantes, os professores e toda a comunidade escolar. 

E criamos! 

Aqui nesse site você pode conhecer um pouco mais sobre essa solução remota e híbrida para o ensino fundamental. Uma solução para apoiar, acolher e desenvolver o ensino-aprendizagem de estudantes e familiares que não estão conseguindo acompanhar e entender todas as transformações e os desafios que surgiram com os novos modelos de aprendizagem, o ensino remoto e o ensino híbrido. 

Para ajudar você a compreender melhor, preparamos uma série de lives com convidados gabaritados para discutirmos juntos a respeito das transições de modelos e formatos de ensino que vêm acontecendo no mundo da educação de maneira global.

Na live do dia 10 de Março de 2021, conversamos com duas convidadas incríveis sobre o nosso Portal Sagres Educa e como ele funciona como uma solução para o Ensino Fundamental, tanto em turnos como em contraturnos no ensino híbrido e remoto. 

Olha só quem esteve conosco na live trazendo muita informação sobre os conteúdos pedagógicos exclusivos, inéditos e licenciados do Portal Sagres Educa:

Kelly Bitencourt que é coordenadora educacional do Sagres Educa, designer de cursos e experiências de aprendizagem, coordenadora de produção e planejamento de ações educacionais, facilitadora, curiosa por tudo que se relaciona a juventude, educação e tecnologias.

E a Giselle Santos que é Google Innovator, TEDx speaker, consultora de inovação e fundadora da Human:ia, uma startup fundamentada na intenção de criar, através da Educação, acessos descomplicados para o entendimento e uso combinado das inteligências artificiais e humana. 

O futuro já está aqui!

Algumas perguntas nortearam a live. A primeira delas foi: O conteúdo é rei? 

Giselle falou um pouco sobre essa demanda de consumo de conteúdos por meio de plataformas digitais, mas o mais interessante foi sua resposta impactante para essa questão, dizendo que o conteúdo não é rei, e quem reina ou, pelo menos, quem deveriam reinar são as pessoas.

“O vídeo, ou qualquer outro conteúdo, precisa conversar com essas pessoas, então, priorizar o vídeo ou o conteúdo eu diria que não. Priorizando as pessoas é possível escolher vários formatos para a entrega do conteúdo e o conteúdo em si” disse Giselle sobre a temática levantada.

Além disso, as convidadas falaram sobre os formatos e as dinâmicas que estão sendo utilizadas pelos professores para as aulas remotas e híbridas. A partir do depoimento da professora do ensino público Camila Dutra, Giselle explicou que a ideia de ensino remoto não é simplesmente transpor as aulas do ensino presencial para dentro do formato de ensino remoto e híbrido.

A convidada Kelly também contribui para a temática afirmando que tudo o que estamos passando com essas transformações no ensino-aprendizagem no país:

“É uma oportunidade para todo mundo se expandir, a professora se expande e os estudantes também”. Para desenvolver o conteúdo do Sagres Educa a gente reuniu mais de 100 professores, e professores do Brasil todo. Essa diversidade é muito importante para que ela seja refletida nos conteúdos, nos materiais que a gente desenvolveu, porque são diferentes visões, diferentes formas de compreensão, e tudo isso trabalhando junto e em prol de entregar para esses estudantes um presente, uma experiência.”

Alguns estudantes também deram seus depoimentos de como tem sido o processo de adaptação ao ensino remoto e híbrido. Mariana Tolentino, estudante universitária, disse que no começo foi um pouco difícil encarar as aulas online e o método remoto de ensino, mas que hoje ela prefere o modelo online ao presencial. A Camila Nogueira também compartilhou um pouco sobre sua experiência com ensino remoto. Ela disse que realmente tem dificuldade de se concentrar e ter um bom desempenho nas aulas remotas, e que, no seu caso, teve dificuldade de aprendizagem com o ensino online.

A nossa consultora pedagógica, Kelly, explicou que muita coisa mudou no ensino à distância com a pandemia, e é preciso olhar para determinadas ferramentas e formas de disponibilizar esses instrumentos tecnológicos e pedagógicos de maneira a facilitar o processo de aprendizagem dos estudantes. Conteúdos que sejam personalizados, pensados exclusivamente para atender aos estudantes do ensino remoto e híbrido, e que envolvam o interesse e a atenção desses estudantes! 

Giselle levantou uma questão muito importante, que talvez possa ajudar a Camila e também você que está aqui lendo essa postagem. Ela disse que muitos estudantes estão sentindo falta, hoje em dia, no ensino remoto, da experiência da presença, ou seja, a falta de acolhimento e a sensação de se sentir só. 

Aqui no Sagres Educa trabalhamos incansavelmente para que os estudantes e professores se sintam acolhidos e que tenham à disposição todas as ferramentas tecnológicas e os instrumentos pedagógicos para que não se sintam sós, e nem mesmo longe da realidade do ensino remoto e híbrido, que pode ser uma experiência rica em aprendizado e conexão!
Nosso conteúdo se baseia em fortes premissas pedagógicas: BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Tudo isso contextualizado nas necessidades e demandas dos estudantes, assim como as solicitações e carências dos professores.

O Sagres Educa nasceu do desejo e da determinação de fazer diferença no mundo da educação. Nosso projeto atende às demandas no ensino remoto e híbrido, que são novos modelos de aprendizagem que vieram para ficar! 

Você pode assistir a live completa abaixo:

Aproveita e segue nosso canal oficial no YouTube, se inscreva e já deixe seu like no vídeo! Vamos juntos nessa!